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quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Expandir é o Desafio!



Referência bibliográfica:
( AIDAR, Marcelo Marinho,
Empreendedorismo em debate. Editora Thomson Learning,
São Paulo. Resenha dos capítulos VII e VIII,
págs: 97 a 139 ).
Após entender os desafios, focalizar o nicho, elencar estratégias, planejar o modelo de um novo negócio bem como buscar o financiamento, desenharemos as questões que tratam das decisões deste empreendedor na fase de expansão.
Nesse momento será ainda mais necessário o aprimoramento do gestor, capacitando-o para a atuação mais sistemática e ordenada.
Muitas vezes o gestor toma a decisão errada, focando a boa aceitação de seu negócio em determinada região desprezando outras variáveis, ( exemplo abaixo ) , tendo como melhor decisão voltar ao projeto anterior, não significando que esse empresário não persista com a idéia de expansão.
Lojas Zema: Após expansão mal sucedida , dos litorais paulistas para os grandes Shoppings, retorna ao seu nicho original, expandindo o serviço ao público original.
( Crescer para dentro ) Franquias:
Franquia é a opção estratégica para o novo empreendedor, ao ingressar no mercado com uma marca evitando despesas, investindo em um mercado que já conhece a resposta de seu consumidor.
Para o empreendedor a estratégia é expandir a cobertura em diferentes cidades com consumidores diferentes, alargando o poder de entrada no mercado de sua marca. A GM também também alargou sua rede de ponto de vendas ainda no início do século XX.
Ex: Singer, nos EUA, uma das mais importantes e pioneiras outorgantes deste tipo de licença, onde o empreendedor interessado na revenda de seus produtos e uso de sua marca era preparado para essa atividade. A GM também também alargou sua rede de ponto de vendas ainda no início do século XX utilizando o sistema de franquias. Os Estados Unidos viu então o surgimento dessa forma de oportunidade de expansão de negócios em muitas atividades. A grande explosão se deu contudo com o término da 2ª Guerra Mundial.No Brasil esta experiência também já rende seus números positivos. Esse casamento movimenta cerca de R$ 500 bilhões anualmente, e gera cerca de de 10 milhões de empregos diretos.
Esse mercado vem crescendo, sendo seus setores mais expressivos nas categorias alimentação, esporte, lazer, entre outros.
Estatística: ABF, 2007.
Vantagens:
Expansão do nome da marca.
Abrangência e poder de negociação junto aos fornecedores.
Criação de barreiras para a concorrência.
Gestão a distância.
Divisão de responsabilidades financeiras.
Segurança de longo prazo para ambos os envolvidos.
Desvantagens:
Royalties
Taxas de franquias.
Menor independência.
Restrições para o crescimento ( p/ franqueado ).

REDE DE EMPRESAS E ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS
As Empresas podem se beneficiar com outras, baseando suas estratégias ou unindo suas competências com outras, melhorando seu poder de compra e oferecendo soluções tecnológicas conjuntas.
Consórcio horizontalizado.
Empresas atuam na mesma atividade que se associam, situando-se em uma mesma cadeia de valor através de acordos de cooperação.
Este livro aborda mecanismos de cooperação empresarial e de desenvolvimento regional, enfatizando que, num mundo globalizado e altamente competitivo como o atual, só o associativismo e a união serão o caminho para as pequenas e médias empresas conseguirem força competitiva.
Muitos exemplos poderão ilustrar essa conclusão, e muitas formas de equilíbrar força e un
ir estratégias mesmo entre empresas que têm em seu elenco de produtos.
O autor cita como exemplo de cooperação a formação do Consórcio Batata Típica da Bologna. O próprio consórcio é o administrador da marca sendo responsável pelo marketing, investimentos em tecnologia, além de outras responsabilidades diretas.
No sentido vertical cita a formação de consórcios, onde a fabricação de determinado componente industrializado partirá de uma empresa desse consórcio, e outras em outra parte dessa cadeia produtiva darão continuidade à fabricação do componente até a fase final de montagem, e ou assistência técnica.

Arranjos Produtivos locais:

Também são de importância relacão com o Empreendedorismo. São aglomeração d
e empresas que estão localizados em um mesmo território, e através de articulações se vinculam interagindo e cooperando, bem como aprendendo entre si, formando entre si e outros atores neste contexto associações empresariais, de crédito, ensino, pesquisa etc.


GESTÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES: Assunto de abordagem antiga, que atualmente ganha nova temática e discussão efetiva como formas de governança e empreendedorismo. O motivo dessa formação desde as capitanias hereditárias, origem das primeiras empresas familiares, até famosas empresas multinacionais. Ex: Loreal, Lego, Fiat, etc, são diversos porém sempre de impacto na economia do mundo.


MATÉRIA DO SITE: http://www.sebrae.com.br
http://www.g1.globo.com/noticias/negocios
http://revistaensinosuperior.uol.com.br
Os sites pesquisados referenciam como principal parceiro das Pequenas e Médias empresas o SEBRAE, que atende desde a fase em que os negócios vão expandir onde a visão do gestor será vital para focalizar desde a melhor estratégia, até a melhor maneira de investir o produto desse crescimento.
As franquias também merecem um tratamento detalhado para o entendimento de suas vantagens e desvantagens.
A gestão familiar é abordada por especialistas, como Werner Bernholdt ( doutor PhD em psicologia das organizações-Universidade de Barcelona, economista pela Universidade Mackenzie-São Paulo) um dos maiores especialistas brasileiros em governança corporativa, autor do livro Governança na Empresa Familiar (Editora Bookman). Sua carreira é marcada por diversos trabalhos que abordam características específicas desse tipo de gestão muito presente principalmente no Brasil, em entrevistas completas com citação dos principais problemas dessas empresas.
O livro Empreendedorismo em Debate, é uma das alavancas para a o empreendedor e administrador, no início de um novo negócio. Pincelando e detalhando quando necessário com boas abordagens e lista de sites indispensáveis, propostas de estudo e lista de decisões.
As matérias pesquisadas em outros veículos corroboram em sua totalidade com as premissas em que se basea o autor.
São instruções lógicas e de relevância que nortearão esses candidatos ao modelo de um novo projeto.
Sérgio Diniz e Milton Bando, fazem parte do staff de consultores que fazem palestras para todo o Brasil, falando sobre o empreendedorismo em todas as suas fases. No site do SEBRAE, encontraremos também vídeos e notícias online.
"Muitas empresas são dinâmicas e procuram crescer de forma dinâmica, porém apenas 10% dessas alcançam um nível sustentável e lucrativo que são definidos como 5,5 % de receita real e de crescimento dos lucros.."Chris Zook, diretor de estratégia global da Consultoria Bain & Co..

A renovação da empresa será marcada pelo ciclo que mensura a vantagem competitiva, foco no negóco principal, expansão em novos mercados, ou aumento do elenco de produtos e finalmente e mais difícil decisão será a escolha dos novos rumos da empresa, é nessa viagem que o empreendedor contará como principal aliado os parceiros acima citados.






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