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terça-feira, 4 de novembro de 2008

Planejamento e Financiamento


Referência bibliográfica do livro: ( AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo em debate. São Paulo: Editora Thomson Learning, 2007)
Resenha dos capítulos V a VI ( pág. 71 a 93)
Neste ponto o autor detalha as etapas de planejamento a longo prazo, onde os empreendedores demonstrarâo em sua maioria resistência aceitar a evidência da necessidade de traçar um plano de negócios, já que em geral terão dificuldades de compreender o que verdadeiramente estará em jôgo e que determinará o sucesso ao longo prazo de suas idéias do propósito do negócio a ser implementado, por não conhecimento de mercado ou ceticismo a maioria escolhe o começo sem um planejamento, mesmo que posteriormente conclua que esse o teria ajudado a economizar tempo e dinheiro para ajustar imprevistos. Por entender esta imprevisibilidade, desconsidera ou ignora essa elaboração ou planejamento, colocando em risco esse empreendimento por falta de estruturação, definição de metas e estratégias.
Perry, 2001, realizou estudo que buscou identificar a relação entre pequenas empresas, planejamento de negócios e período de sobrevivência dessas, além da conclusão de que elas não têm hábito de planejar, salienta portanto que deve haver muito cuidado para tomar conclusões definivas desse estudo, por haverem outras variáveis a serem consideradas.
O plano de negócios é com certeza a ferramenta definitiva e dinâmica de reflexão e aperfeiçoamento, vindo atender às partes envolvidas e interessadas que são os empreendedores, acionistas, gestores que basearão suas decisões nesta janela de definições.
O plano de negócios também será ponto de referência que ajudará esse empreendimento quando da necessidade do levantamento de financiamento, o que quase sempre ocorre nos casos das empresas que almejam alavancar suas operações, objetivando lucros maiores para proprietários e investidores.
Existem softwares disponíveis para apoio à construção e gerenciamento desses planos.
Esse planejamento deverá integrar seus diversos aspectos.

Plano de produtos e serviços.


Plano de marketing


Plano gerencial


Plano operacional


Plano financeiro

Plano jurídico





O MakeMoney é um dos melhores softwares brasileiros de ajuda para elaboração de plano de negócios, e pode ser obtido no site http://www.starta.com.br/.
O financiamento de um negócio basear-se-á em duas fontes que são dívidas( obrigações ) e patrimônio liquido. Essas obrigações poderão ser de curto prazo que geralmente tem o período de 1 ano e são obtidos junto a fornecedores, do passivo junto a trabalhadores ou de outra fonte de financiamento.
As dívidas de longo prazo incluirá os Bancos e empreendimentos, como compra de máqunas, equipamentos etc.
Não será tarefa fácil contudo estimar a quantia necessária para um novo empreendimento, existindo outras perguntas importantes, como quando e para qual finalidade esses recursos serão necessários.
Compreendendo a necessidade dos ativos para cada tipo de empresa, estimaremos também a importância da liquidez, levando em conta o capital de giro que deverá ser proporcional ao investimento realizado, mensurando o equilíbrio e minimização de gastos iniciais.
(Lembrando: Liquidez=Ativo circulante/passivo circulante.)

Ciclo de vida de financiamento de um novo negócio:
O ciclo de vida de um negócio nessa fase será muito variável, levando em conta cada empreendimento e cada perspectiva de crescimento, sendo nessa fase pré inicial da empresa, imprescindível a figura dos angels ( incubadoras, amigos e família ), que serão os primeiros financiadores.
"Lembrando: incubadora funciona como maternidade, é responsável por manter vivo e incentivar o crescimento da empresa que nasce ainda debilitada. A incubadora é uma espécie de chocadeira, uma ferramenta eficaz para ajudar microempresas ou pessoas empreendedoras que precisam de assistência para desenvolver o negócio.
Crédito: HowStuffWorks/
."
A fase final é chamada de maturidade, quando da estabilização da empresa e os lucros começam a ser realizados, iniciando a emissão de papéis nas bolsas de valores, essa é a maneira mais comum dessa empresa iniciar sua nova fase de expansão, e onde esses primeiros financiadores podem sair do negócio recuperando seus primeiros investimentos.
Caberá ao admistrador a medida do crescimento dessa empresa visualizar novas formas de financiamento, de acordo com as novas perspectivas.
Ilustrando:
A eBay é o nome de uma empresa de comércio eletrônico fundada nos Estados Unidos, em Setembro de 1995, por Pierre Omydiar. Atualmente é o maior e mais popular site do mundo em venda e compra de bens, sendo considerado o pioneiro neste tipo de trabalho.
( fonte: wikipedia )


MATÉRIA PESQUISADA DO SITE: www.fiesp.com.br,
na versão simplicada do site www.pedeverba.com.br
Ajuda o novo empreendedor no planejamento.
Foto: Sergio Bernardo é consultor em ações estratégicas de governo e marketing político. Palestrante sobre esses temas, aos quais acrescenta o empreendedorismo. Criador do site www.pedeverba.com.br.

CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
: Finalidade do negócio, sintetizando o tipo de empreendimento, habilitando-se a identificar as ameaças e oportunidades.
LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÃO: Análise dos pontos potencias, classificando pelo grau de importância, verificando vantagens e desvantagens do local a ser implantada.
DEFINIÇÃO DE LAYOUT: Um bom arranjo físico, será de vital importância para a conquista de um bom nível de produtividade, ex: facilidade de localização de ítens por parte do cliente, ou definição da alocação de materiais, gôndolas, vitrines etc, viabilidade operacional.
QUAL É SEU MERCADO POTENCIAL? Identificando público e fornecedores, avaliando forma e prazo de pagamentos, além da disponibilidade de fornecimento, estudar a concorrência.
VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA: Estimando necessidade financeira inicial, capacidade de funcionamento no primeiro ano, evitar o desperdício, considerando sazonalidade local, quantificar números e outras variáveis, além do capital necessário para a implementação da empresa. Também cita os "angels" como são chamado os primeiros investidores dessa empresa, a família, amigos e a própria economia pessoal.

Análise crítica:

A matéria do site detalha as etapas para a implementação do novo negócio, orientando desde a importância da procura de orientação jurídica e adequação do tipo de regime tributario, até a fase de expansão e das mudanças das decisões a serem tomadas. Assim como o autor, destaca cada etapa e sua importância, procurando identificar os acertos e erros bem como vantagens e desvantagens, desde a escolha da localização, escolha de fornecedores e público-alvo a ser atingido.O site e o autor disponibilizam links de ajuda e ensina ao empreendedor principiante na mensuração dos números e variáveis a serem consideradas. Destacam a dificuldade inicial e a importância para públicos interno e externo do conhecimento do planejamento negocial, que servirá desde o levantamento de financiamento, a escolha do layout, canal facilitador de operações e viabilidade no atendimento aos clientes.

Gilcéa Trindade T. 10



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