Resenha dos capítulos V a VI ( pág. 71 a 93)
Neste ponto o autor detalha as etapas de planejamento a longo prazo, onde os empreendedores demonstrarâo em sua maioria resistência aceitar a evidência da necessidade de traçar um plano de negócios, já que em geral terão dificuldades de compreender o que verdadeiramente estará em jôgo e que determinará o sucesso ao longo prazo de suas idéias do propósito do negócio a ser implementado, por não conhecimento de mercado ou ceticismo a maioria escolhe o começo sem um planejamento, mesmo que posteriormente conclua que esse o teria ajudado a economizar tempo e dinheiro para ajustar imprevistos. Por entender esta imprevisibilidade, desconsidera ou ignora essa elaboração ou planejamento, colocando em risco esse empreendimento por falta de estruturação, definição de metas e estratégias.
Perry, 2001, realizou estudo que buscou identificar a relação entre pequenas empresas, planejamento de negócios e período de sobrevivência dessas, além da conclusão de que elas não têm hábito de planejar, salienta portanto que deve haver muito cuidado para tomar conclusões definivas desse estudo, por haverem outras variáveis a serem consideradas.
O plano de negócios é com certeza a ferramenta definitiva e dinâmica de reflexão e aperfeiçoamento, vindo atender às partes envolvidas e interessadas que são os empreendedores, acionistas, gestores que basearão suas decisões nesta janela de definições.
O plano de negócios também será ponto de referência que ajudará esse empreendimento quando da necessidade do levantamento de financiamento, o que quase sempre ocorre nos casos das empresas que almejam alavancar suas operações, objetivando lucros maiores para proprietários e investidores.
Existem softwares disponíveis para apoio à construção e gerenciamento desses planos.
Plano de produtos e serviços.
Plano de marketing
Plano gerencial
Plano operacional
Plano financeiro
Plano jurídico
Crédito: HowStuffWorks/ ."
( fonte: wikipedia )
MATÉRIA PESQUISADA DO SITE: www.fiesp.com.br,
na versão simplicada do site www.pedeverba.com.br
Ajuda o novo empreendedor no planejamento.
Foto: Sergio Bernardo é consultor em ações estratégicas de governo e marketing político. Palestrante sobre esses temas, aos quais acrescenta o empreendedorismo. Criador do site www.pedeverba.com.br.
CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: Finalidade do negócio, sintetizando o tipo de empreendimento, habilitando-se a identificar as ameaças e oportunidades.
LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÃO: Análise dos pontos potencias, classificando pelo grau de importância, verificando vantagens e desvantagens do local a ser implantada.
QUAL É SEU MERCADO POTENCIAL? Identificando público e fornecedores, avaliando forma e prazo de pagamentos, além da disponibilidade de fornecimento, estudar a concorrência.
Análise crítica:
A matéria do site detalha as etapas para a implementação do novo negócio, orientando desde a importância da procura de orientação jurídica e adequação do tipo de regime tributario, até a fase de expansão e das mudanças das decisões a serem tomadas. Assim como o autor, destaca cada etapa e sua importância, procurando identificar os acertos e erros bem como vantagens e desvantagens, desde a escolha da localização, escolha de fornecedores e público-alvo a ser atingido.O site e o autor disponibilizam links de ajuda e ensina ao empreendedor principiante na mensuração dos números e variáveis a serem consideradas. Destacam a dificuldade inicial e a importância para públicos interno e externo do conhecimento do planejamento negocial, que servirá desde o levantamento de financiamento, a escolha do layout, canal facilitador de operações e viabilidade no atendimento aos clientes.
Gilcéa Trindade T. 10
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