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domingo, 2 de novembro de 2008

Identificação,Definição, Estratégias,Oportunidades


Referência Bibliográfica do Livro ( Aidar, Marcelo Marinho. Empreendimentos em debate.São Paulo: Editora Thomson Learning,2007)
Resenha dos capítulos III e IV (pags 30 a 48)

Identificação, Definição, Conceituação:
Estratégias, Oportunidades e Modelos de Negócios.
A capacidade de discernir sua área de atuação em consonância com o conhecimento do mercado em que quer ingressar, levando em conta todas as etapas e a realização de pesquisas, onde as ferramentas utilizadas serão o estopim que viabilizarão a durabilidade desse negócio. Saberemos que a maioria dos negócios não estabelecem raízes por não oferecerem inovações verdadeiras esperadas pelos consumidores.
Algumas ferramentas necessárias são: A consciência da importância para o cliente da criação do valor desse produto, da idéia à operacionalização deste, que muitas vezes pode não ser novo, porém inovador.
Quando o empreendedor opta por um produto de aceitação conhecida, ensejando modificar algo, sem que isso preencha lacunas ou não crie nenhuma nova oportunidade que facilite ou acrescente nenhuma expectativa, esse negócio tem o tempo de vida limitado, portanto as idéias e as oportunidades, serão os pilares desde que seja de conhecimento deste empreendedor seu nicho de atuação.
Alguns novos empreendedores ao temer compartilhar suas idéias, muitas vezes deixam de procurar parcerias importantes para a viabilização e operacionalização destes, perdendo muitas vezes o tempo certo desta implementação, sendo prejudicado pela falta de ousadia e refém do próprio temor ao risco. Sendo portanto detentor da idéia, mas incapaz de colocá-la em prática, sejam por motivos operacionais ou falta do capital inicial necessário para iniciar a seara, concluindo portanto que a idéia sem a capacidade da criação do valor na prática para o cliente provará que a inovação sem a oportunidade do negócio, que atendera às necessidades de um determinado público, deixará a idéia sem valor. Máxima: A inovação não está na idéia, mas na colocação do negócio diante da oportunidade.
Quando falamos em ferramentas, estamos falando do levantamento por parte desse empreendedor das principais peças para o fortalecimento e durabilidade desse empreendimento, quais sejam:
1) Idéias vindo de encontro às oportunidades e sua competência.
2) A identificação dos concorrentes. A análise de tendências, sem seguir modismos.
3) A durabilidade do produto que é objeto da entrada no novo mercado.
4) As mudanças econômicas e das regulamentações do cenário econômico.
5) Levantamento das prioridades, quantificação e levantamento das informações secundárias.
6) Caracterização do diferencial do produto a ser oferecido.
7) Conhecimento das novas ferramentas tecnológicas.
8) Como identificar na janela de oportunidades a transitoriedade dos gostos da população.
9) Conveniência para o público carente.
10) Esgotar fontes de informações secundárias.

A Internet facilita esse levantamento, assim como do mercado e da concorrência disponibilizando os sites abaixo:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
www.ibge.gov.br
Sistema Estadual de Análise de Dados - Fundação Seade
www.seade.gov.br
Site Oficial do Governo Federal
www.brasil.gov.br
Ministério da Ciência e Tecnologia
www.mct.gov.br
Instituto Nacional da Propriedade Intelectual
www.inpi.gov.br
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/ Sebrae
www.sebrae.com.br


Matéria do site: http://empreendedor.uol.com.br
Seção Minha Empresa Detalhes & códigos.

A matéria detalha todas as etapas para a identificação da idéia de um bom negócio.
Exemplifica com histórias que obtiveram sucesso e porque.
A escolha do melhor negócio, levando em conta cada passo, desde a escolha do bairro, características do mercado, o que é o apropriado para cada empreendedor, valor do investimento, disponibilidade da tecnologia.
Segundo esclarecimento do Professor Rogério Chèr, autor do livro 'Meu Primeiro Negócio', a escolha do negócicio analisando exclusivamente ser expert em determinado segmento ou produto, leva muitas vezes o empreendedor ao fracasso ao não levar em conta outras perguntas a serem feitas, como poe exemplo? "Existe alguém lá fora interessado nisso?"
O quer dizer que voltamos a falar sobre análise de mercado, oportunidade do negócio e a lacuna deixada por outros empreendedores.
Portanto é indispensável haver mais do que uma idéia, sendo interessante listar opções para futuro aprofundamento da idéia e optar pela melhor ou mais promissora, que valha a pena o risco a ser corrido.
O site disponibiliza um questionário com várias perguntas e ponderações, inclusive incentivando esse candidato a empreendedor a se questionar exaustivamente sobre pontos fundamentais para a implementação da idéia da criação de um novo negócio. Levando a fazer reflexões talvez não mensuradas anteriormente.
Nas diversas etapas a matéria, baseada em dados do Sebrae, disponibiliza dados relevantes, sobre riscos operacionais e de mercado, que determinam o tempo de permanência ou existência dessa empresa para a entrada no mercado competitivo e mutante. A matéria dá conselhos, pertinentes a cada nível de conhecimento, e esses conselhos visam economizar o tempo do empreendedor, identificando potenciais problemas, tendo como fonte de consulta e estudos, o material elaborado pelo IEA ( Instituto de Estudos Avançados ) "Viagem ao mundo do empreendedorismo".
Finalmente e não menos importante cita a importância do estudo das Fontes secundárias, fornecendo dados e citando exemplos.

Análise crítica.
A matéria corrobora com os elementos citados como premissas, para uma análise ampla tendo em vista a expectativa do novo empreendedor, e suas idéias inovadoras em um mercado em constante mudança, tecendo assim como no livro as etapas e os estudos a serem realizados antes da tomada da decisão ou escolha, levando em conta a gama de fatores que levarão a empresa a permanência ou não no contexto escolhido.
O autor resume o básico de conhecimento para esse empreendedor compreender e associar no início das pesquisas, o somar de elementos estratégicos assim como, reunir itens imprescindíveis e inserção desse empreendimento em um mercado economico, levando em conta, fatores e oportunidades.
Cita a importância da análise secundária de mercado como reunir o maior número de dados disponíveis, tendo a Internet como fonte facilitadora nessas pesquisas.
Assim como a matéria, lembra dos riscos, como transitoriedade do gosto popular, bem como tendencia de seguir modismos, ou entrar em um mercado sem realmente trazer nada a acrescentar de novo, estando fadado portanto à morte prematura.
Os autores e artigos se complementam e vêm de encontro aos dados, números e elementos para auxiliar o novo empreendedor.

Gilcéa TrindadePinto Soares T.1o

2 comentários:

Empreender e porque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Empreender e porque disse...

o blog focou legal!!!!!!!!!! esta materia ficou muito interessante